- Área: 2307 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na encosta norte do Parque-montanha de Montjuic, o enredo é caracterizado por vegetação densa e uma inclinação muito íngreme que só é interrompida por dois grandes terraços naturais. A construção é colocada delicadamente entre eles preservando ao máximo as massas de vegetação. Deste modo, conformou pátios e áreas ajardinadas para ser usadas de forma independente dos usuários: o pátio da sala de aula, que é uma extensão externa, possui o grau máximo de controle visual; o parque infantil para as famílias e moradores, fica abaixo do jardim afim de promover uma sensação de intimidade e tranquilidade; o pátio ao norte, o maior em dimensões espaciais entre as áreas públicas e restritas, vai abrigar os usuários e suas famílias. A topografia, a orientação e outras características específicas do lugar, além de necessidades do programa e os requisitos de segurança interna, definem a relação entre o edifício e seus usuários com o meio ambiente em uma clara vontade de aumentar gradualmente o nível de segurança, mas de alguma forma diminuir a percepção de barreiras físicas.
SEGURANÇA VS. INTEGRAÇÃO COM A PAISAGEM
O edifício possui requisitos muito elevados de segurança. A primeira abordagem é imediata: como ter uma residência com determinado grau de segurança que ao mesmo tempo não quebre a paisagem contínua do meio ambiente? A resposta é dada pela elevada topografia do terreno: a colocação do edifício na sequência dos terraços naturais do solo permite forçar a inclinação ao nível da rua, movendo a entrada bloqueado para o fundo da trama tornando-a imperceptível da rua . As estratégias são duas: a oeste, é a diferença de terra que atua como uma barreira física entre a praça inferior e a parte superior do solo, liberando parte da parcela para a rua como um jardim público. O lado leste aproveita a existência de um quebra-mar antigo densamente coberto com vegetação. Toda a barreira será feita com vegetação com espécies nativas que não requerem manutenção.
FUNCIONALIDADE
O programa prevê a criação de 27 vagas para residência permanente, divididas em três módulos e 8 leitos para estadia diária. A natureza particular dos usuários abordados requer esquemas de circulação muito claros e espaços claramente identificáveis, fáceis de ser controlados pelos funcionários e enfermeiros. O programa é dividido em três andares, tanto visualmente e funcionalmente, em duas alas cada. Circulações, centros de convivência e enfermarias estão localizados no centro do volume (tanto em planta quanto em corte) para fornecer padrões de circulação claras, curtas, e funcionalmente muito articuladas, permitindo o controle das instalações de todas as conexões e os movimentos ao redor do edifício.